Moradores instalam bloqueadores de ar para reduzir valor da conta de água

Instalação é feita em hidrômetros; técnica reduz até 50% do valor mensal.

O valor alto nas faturas de água fez com que moradores do município de Gurupi, região sul do Tocantins, decidissem instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros das casas. A tentativa é reduzir a conta mensal que, segundo eles, é abusiva. (Veja vídeo)

Uma das moradoras da cidade disse que após a instalação, a diferença no custo mensal caiu pela metade. "Grande diferença", afirmou Dilma Oliveira.

O encanador, David Damasceno, explicou que a economia pode estar ligada ao bloqueio da passagem de ar pelo marcador do hidrómetro. Segundo ele, nos últimos meses, o número de pedidos pela instalação aumentou. "Muitas pessoas estão buscando. Sucesso em vendas. Promete economizar até 50% na conta de água", disse.

Na instalação, o cano próximo ao hidrômetro precisa ser cortado. A peça é colocada e colada dos dois lados. O bloqueador pode ser encontrado em lojas de materiais para construção entre R$ 80 a R$ 90.

Em um teste, ao assoprar o hidrômetro em um dos lados, a válvula gira rapidamente. Quando o aparelho é colocado, o movimento no marcador não é mais visto. "Só a água tem a força de soltar a válvula. O ar não passa", explicou o comerciante, Evilys Marcos.

Sobre a diminuição do valor das contas de água com o bloqueador de ar, a Odebrecht Ambiental Saneatins informou que não existe nenhum tipo de acessório com eficiência atestada pelo Instituto de Meteorologia (Inmetro). Orientou ainda que não seja feita nenhuma intervenção na rede de água, pois o ato pode colocar em risco a qualidade do fornecimento.

1 visualização0 comentário