PERGUNTAS MAIS FREQUENTRES

Qual a medida do Bloqueador de ar Great Light?

Olá, o Bloqueador de ar tem a medida padrão residencial que é de 3/4, porem em instalações residenciais mais antigas é possível encontrar tubulação de 1/2 polegada, que é uma tubulação mais fina e que praticamente não é mais usada em residências, caso esse seja o seu caso não se preocupe, em qualquer material de construção é possível comprar uma redução de 3/4 para 1/2, o custo médio dessa redução é muito barato, 0,42 (quarenta e dois centavos por unidade). Basta comprar duas reduções para efetuar a instalação do seu bloqueador de ar Great Light.

 Lembrando que no manual de instalação tem todas as informações necessárias para sua perfeita instalação. Veja o manual de instalação aqui!

Moro em um prédio onde cada apartamento tem seu medidor de água, onde será feita a instalação do bloqueador de ar Great Light?

A instalação em prédios onde o registro que faz a medição de água é individual para cada apartamento, existira duas situações.

 

1º Se o seu relógio de água estiver dentro das dependências do condomínio, na parte interna do prédio, ou seja: Existe só um Hidrômetro geral para o prédio inteiro, e cada apartamento possui outro hidrômetro para saber a quantidade individual de cada apartamento. Se esse for o seu caso o bloqueador de ar devera ser instalado um pouco antes ou um pouco depois do seu registro individual de água, você devera escolher o local que tiver mais facilidade para fazer a instalação.

 

2º Se o Hidrômetro estiver na parte externa do condomínio, a instalação deve tão somente acontecer depois do relógio (do hidrômetro para dentro do imóvel), na parte interna do condomínio, uma vez que do relógio para fora pertence a companhia de abastecimento de água, e ali você não pode fazer qualquer tipo de alteração. Nessa instalação somente o seu hidrômetro será contemplado com o bloqueio do ar, fazendo que o ar não entre na rede do seu apartamento e impedindo assim que na leitura do seu relógio individual seja contabilizada por ele.

 

Veja o manual de instalação aqui!

Sempre haverá ar na tubulação de água da rua?

Sim, em maior ou menor quantidade, sempre haverá ar na rede, variando por região, horário do dia ou ainda época do ano.

Podemos citar como as situações mais comuns:

• Pouca Pressão - Durante os períodos da manhã, tarde e nos finais de semana que são os horários de maior consumo.

• Falta d’ Água - Situação comum em áreas de seca, com pouca chuva e locais mais altos.

• Rodízios - Épocas de estiagem, onde as Companhias de Água fazem o rodízio de abastecimento de água em determinados horários em determinados bairros.

• Manutenção Preventiva e Corretiva na rede - Devido às instalações serem muito antigas e deficitárias é necessário este tipo de manutenção para manter o funcionamento da rede.

• Bombeamento de água da substação para rede.

Toda vez que ocorre uma destas situações a tubulação é ocupada por ar. Quando o fornecimento é restabelecido ao normal, esse ar acumulado na tubulação é empurrado para o cavalete de entrada de água, fazendo com que o seu hidrômetro registre este ar como se fosse água, já que os hidrômetros não conseguem distinguir a diferença entre ar e água.

É possível perceber quando está vindo ar, ao invés de água?

Na maioria das vezes não. Normalmente, o consumidor não tem como fiscalizar se na saída da bóia da caixa d' água está saindo água, água com ar ou somente ar.

Percebe-se facilmente a presença de ar:

• quando o hidrômetro não para de girar, depois de verificado que não há vazamentos no local;

• quando abrimos uma torneira e a água sai em jatos interrompidos (bolsas de ar);

• quando abrimos a torneira direta da rua e não sai água nenhuma, ouvindo-se somente o ruído característico do ar; quando verificamos que o hidrômetro está girando sem parar e o fornecimento de água está interrompido pela concessionária;

• quando verificamos aumento significativo na conta de água e as possibilidades de vazamento tenham sido descartadas.

Na minha região não falta água, mesmo assim existe ar na tubulação?

Sim, como citamos anteriormente o ar está presente em grande quantidade em situações de pouca pressão que é que mais ocorre no dia a dia nos horários de grande consumo, que são o horário comercial e nos finais de semana.

A instalação do Bloqueador de ar Great Light é legalizada?

Sim, é legalizado em todo o Brasil por tratar-se de um produto instalado depois do relógio de água. Toda tubulação que está depois do relógio pertence ao consumidor. É como instalar um filtro d’ água, torneira ou registro, não de competência das companhias de abastecimento de água fazer reparos na parte interna do seu imóvel.

As companhias de abastecimento de água são responsáveis pelo fornecimento de água até o relógio. Portanto, sua exclusividade se estende até este ponto.

                               Veja o que diz o Poder Judiciário à respeito:

 

Em decisão já transitada o Tribunal de Justiça impediu a ação de terceiros nas redes públicas de operação exclusiva das Cias. de Água - exclusividade que se estende até o relógio mesmo localizado na propriedade do consumidor – Apelação Cívil 151.713-3, 4ª C. Cívil em 22/12/2004.

“Ou seja, depois do relógio é do consumidor e ele instala o que quiser”

Não havendo argumentos lógicos, técnicos ou legais para o seu impedimento.

Qualquer tentativa de restrição pelas companhias de abastecimento de água ao uso do bloqueador de ar Great Light é totalmente ilegal de acordo com a Constituição Federal,  Código Civil e Código de defesa do Consumidor.

Como é feita a instalação do bloqueador de ar Great Light?

A instalação é sempre feita depois do relógio conforme manual de instalação e tão fácil que pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha a noções mínimas sobre hidráulica, pois o seu manual de instalação além de ilustrado é auto-explicativo.

Veja o manual de instalação aqui!

Como o bloqueador de ar great Light vai funcionar ser for instalado depois do relógio?

Projetado para funcionar mesmo instalado depois do relógio o bloqueador de ar great Light bloqueia até 100% da entrada de ar em sua rede, por que mantém a rede sempre pressurizada, não dando espaço para a entrada de ar, é uma questão de física. Veja a segui:

Devido ao ar encontrar uma resistência no seu hidrômetro quando vem pela tubulação e por ser mais preguiçoso que a água, o ar procura o ponto de fuga mais fácil, ou seja, o hidrômetro que está desprotegido sem o bloqueador de ar Great Light.

 

Um teste bem simples que pode ser feito em qualquer local para que você entenda com maior facilidade é:

1° - Pegue uma mangueira qualquer (desde que não tenha furos)

2° - Instale a mangueira em qualquer torneira que venha água da RUA (é obrigatório que na torneira em que a mangueira esteja instalada venha água da rua e não haja vazamentos entre a mangueira e a torneira).

3° - Depois de feita a instalação da mangueira e verificado que não há vazamentos entre a mangueira e a torneira ligue a água e veja como o relógio gira com a passagem da água.

4° - Agora se você tampar completamente a ponta da mangueira sem deixar vazar nada de água, você perceberá que mesmo tendo tampado a ponta da mangueira 5, 10 metros depois do relógio, o relógio para de girar, apesar da água já ter passado por ele. Isto acontece por que tanto o ar como a água para serem registrados pelo relógio não podem ter o seu fluxo interrompido até a bóia da caixa d’água.

Você tampando a ponta da mangueira depois do relógio é mesma coisa que o bloqueador de ar great Light está fazendo na sua tubulação, só que em vez de impedir a passagem da água ele impede a passagem do ar.

Onde bloqueador de ar Great Light pode ser instalado?

Olá, primeiramente a instalação dos bloqueadores de ar Great Light é legalizada em todo o país, com decisão já transitada e julgada. O dispositivo deve ser instalado entre o registro de água (Hidrômetro) e a caixa d água, podendo ser instalado até mesmo antes da bóia da caixa d água, não interferindo na sua eficácia ao contrário do que algumas pessoas pensam, deve ser observada apenas se não há existência de uma saída direta com água da rua antes do local instalado, exemplo: UMA TORNEIRA DE ÁGUA DIRETA DA RUA NO QUINTAL, nesse caso o bloqueador deve ser instalada antes dessa saída. Caso você tenha dúvida, faça a instalação logo apos ao seu cavalete do Hidrômetro, sempre na parte interna do seu imóvel, pois do hidrômetro para fora pertence a companhia de água que em muitas das vezes não permite alteração da sua rede, já a parte interna tão somente pertence ao consumidor.

O bloqueador de ar Great Light sabe diferenciar ar de água?

Sim, através do diferencial de pressão e densidade (devido à água ter mais pressão e ser mais densa que o ar o bloqueador de ar great Light permite a sua passagem, deixando o ar fora da sua conta).

Outro teste bem simples de se fazer para entender é:

1° Pegue uma garrafa qualquer vazia.

2° A mergulhe completamente dentro de um recipiente cheio d’ água.

3° Você verá que a água expulsará todo o ar que havia dentro da garrafa ocupando todo o seu volume dentro da garrafa, devido ele ser mais denso que o ar.

Assim o bloqueador de ar great Light faz com o ar devolvendo-o para a tubulação da rua.

Se um corpo estranho vier junto com a água pode danificar ou travar o bloqueador de ar Great Light?

Não, o bloqueador de ar great Light permite a passagem de qualquer objeto que consiga ultrapassar a peneira que já existe antes do hidrômetro. Objetos com maior tamanho serão conseqüentemente retidos por esta peneira.

Com a instalação do bloqueador de ar Great Light vai ter perda de pressão ou redução na vazão de água?

Não, o bloqueador de ar great Light possui uma sistema que preserva a máxima vazão de água em sua rede, fique atendo para que o dispositivo seja instalado corretamente conforme manual de instalação. Clique aqui para ver o manual de instalação!

Pode haver aumento na fatura de água mesmo depois da instalação do bloqueador de ar Great Light?

• Troca de hidrômetro (temos visto na imprensa relatos de consumidores que tiveram grande aumento em suas contas de água, após terem seus hidrômetros trocados por novos). O desgaste natural no mecanismo do hidrômetro proporciona sempre uma marcação para “menor”. Para evitar prejuízos, as concessionárias efetuam trocas periódicas dos equipamentos. Dessa forma, após a troca o registro do consumo de água passa a ser mais real, porém, conseqüentemente a marcação do ar também é mais evidente, caso não tenha o bloqueador de ar Great Light instalado.

• Erro de leitura do hidrômetro pelas companhias de abastecimento de água e Esgoto. Devemos verificar sempre a quantidade de metros cúbicos registrados na atual leitura da conta e compará-la com as duas leituras das contas anteriores, verificando inclusive a medição realizada no próprio hidrômetro.

• Vazamentos. É possível ainda verificarmos aumento expressivo na conta de água ocasionado por vazamentos ou acidentes na tubulação do imóvel (encanamento interno, após o hidrômetro). Recomenda-se inspecionar periodicamente todas as instalações observando possíveis vazamentos em bóias, canos, caixas de descarga, válvulas de descarga, torneiras, etc.

• Aumento da tarifa d’ água (m³). Não podemos confundir "aumento do preço do metro cúbico d’água” com a "metragem cúbica consumida".

• Aumento do consumo real de água pelo consumidor. Aumento da quantidade de pessoas utilizando água, manutenção da piscina, vazamentos, reformas, limpeza de fachadas, manutenção em caixas d água e a própria sazonalidade.

O bloqueador de ar Great Light é Legalizado?

Olá, a instalação dos nossos bloqueadores de ar é legalizada em todo o país, com decisão transitada e julgada por tribunal superior de varios estados, onde ficou compreendido que do registro (Medidor de água) para dentro pertence ao consumidor, cabendo a ele fazer melhorias e manutenção da sua rede. Multas por instalação do bloqueador de ar Great Light não podem ser aplicadas de maneira alguma, e a sua retirada sem a autorização do consumidor caracteriza furto qualificado e invasão de propriedade privada, passível de prisão para o quem praticar e processo judicial com reparação material caso a empresa fornecedora de água retire o bloqueador instalado na parte interna da sua rede de abastecimento de água.

Qual a economia que terei após a instalação do Bloqueador de ar Great Light?

Olá, não podemos afirma o tamanho certo da redução de uma determinada instalação, depende de vários fatores, cada instalação recebe uma quota de ar diferente, o Bloqueador de ar não faz nenhum tipo de mágica, ele impede que quase 100% do ar quem vem em sua rede de abastecimento entre, e impedindo a entrada o medidor (Hidrômetro), deixa de registrar essa passagem. A economia esta atrelada a quantidade de ar que incide em sua rede mensalmente, existem clientes que obtém 60% de economia, outros 50%, 40% e em casas onde a localização é bem próxima as redes de bombeamento, clientes obtêm economias menores, devido a incidência de ar ser bem menor nessas áreas, mas sabemos que o ar independente da quantidade é um fator sempre presente nas tubulações de água, impossível conduzir água por uma distancia longa sem a presença do ar, acreditamos tanto em nosso produto que caso o cliente não tenha economia alguma com uso do bloqueador de ar durante 12 meses, devolvemos o dinheiro pago pelo produto.  Vejas mais sobre a garantia de economia Great Light aqui!

Please reload